Câmara apresenta novo site

por ascom — publicado 13/04/2022 11h00, última modificação 13/04/2022 14h15
Câmara apresenta novo site

#PraCegoVer Foto de duas mãos digitando em um teclado

A Câmara Municipal de São João de Meriti está de endereço novo na internet. O novo site do Poder Legislativo visa atender Lei de Acesso à Informação, fornecendo para a população uma nova experiência, com mais informações, layout melhorado e mais acessibilidade.

As mudanças começam já no endereço eletrônico. O novo site está abrigado no endereço saojoaodemeriti.rj.leg.br. O antigo, cmsjm.rj.gov.br  vai continuar no ar pelos próximos meses, direcionando o acesso para a nova URL. Aliás, o novo endereço coloca a Câmara Municipal em consonância com o novo padrão de sites para Casas Legislativas de todo o país.

A acessibilidade para portadores de necessidades especiais foi uma das maiores determinações para o novo portal. O usuário pode aumentar o tamanho dos textos e alterar o contraste do site. Além disso, disponibilizamos o acesso ao plugin VLibras - desenvolvido pelo Governo Federal - que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O novo site da Câmara Municipal apresenta ainda serviços como a Ouvidoria e o FAQ (com perguntas e respostas mais frequentes).

Na página inicial, o usuário terá acesso as notícias do Poder Legislativo e ao perfil de cada um dos 21 vereadores. Já na coluna lateral informações importantes como dados institucionais, o processo legislativo, as Leis e o portal da transparência.

"O novo site da Câmara é um importante passo em direção à transparência e especialmente ao registro histórico do parlamento e do município" afirma o presidente da Câmara Municipal, o vereador Davi Perini Vermelho (PSDB).

Volume de informações

O novo site da Câmara Municipal tem cinco colunas principais de informações: Os dados institucionais, o processo legislativo, as Leis, a transparência e as notícias relativas ao parlamento.

"Como é de se imaginar, o volume de informações é enorme. Apenas para exemplificar, na coluna das Leis estão sendo cadastradas as Leis Ordinárias. Leis complementares, Decretos Legislativos, Emenda à LOM e Resoluções.", explica o departamento responsável pelo novo site da Câmara Municipal. "A ideia é disponibilizar dados atuais e a série histórica destas informações", complementa o departamento.

O novo site da Câmara Municipal está em atualização diária. Talvez, nesses primeiros meses, a informação que o cidadão busca ainda não esteja disponibilizada. Até lá, as demandas relativas a tais dados, podem ser feitas através da Ouvidoria / e-SIC.