Censo do IBGE reduz população de São João de Meriti em mais de 17 mil habitantes

por ascom publicado 29/06/2023 13h05, última modificação 02/07/2023 00h52

#PraCegoVer Foto da Igreja da Matriz - São João Batista

O Censo 2022, divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (28), reduziu a população de São João de Meriti em 17.711 habitantes.

O dado apresentado quebra pela primeira vez a série de crescimento populacional iniciado nos anos de 1970, quando a cidade concentrava 302.394 habitantes.

A redução no número de moradores em São João de Meriti, contraria a lógica de crescimento apresentada nos números do estado do Rio de Janeiro (6.054.524 habitantes - aumento de 0,4%) do Brasil (203.062.512 habitantes - aumento de 6,45%).

De acordo com o Censo 2022, São João de Meriti tem a oitava maior população do estado do Rio de Janeiro, a vigésima sexta maior população da região sudeste e a quinquagésima terceira maior população do Brasil.

Ainda segundo o IBGE, a cidade tem uma densidade demográfica de 12.521,64 habitantes por km² e uma média de 2,61 moradores por residência.

Impacto negativo para o município

O número de habitantes de todas as 5.570 cidades do país é utilizado como critério para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A distribuição dos recursos do fundo, realizada pela União, é feita de acordo com a quantidade de habitantes de cada município.

O presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, admite a possibilidade de haver contestações judiciais por todo o Brasil.

O governo federal sancionou a Lei Complementar 198, de 2023 , que evita a queda brusca nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as cidades que tiverem redução populacional. A norma foi publicada na quarta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União.

A norma prevê uma transição de dez anos para que os municípios se enquadrem em índices de distribuição de recursos do FPM, de acordo com critérios de população e renda. O objetivo é atenuar gradativamente o risco fiscal para cerca de 800 municípios brasileiros que, segundo dados do Censo 2022, sofreram redução populacional nos últimos dez anos.

Seja como for, a redução populacional em São João de Meriti, apresentada pelo IBGE gera dúvidas e expectativas negativas como alerta o vereador João da Padaria, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal.

“Essa redução vai impactar as receitas do município. É uma cidade pobre com grande população desempregada. Nossa impressão é de que somos 700 mil habitantes. O IBGE prejudica em muito a nossa cidade com essa informação”, explica o parlamentar.