Chega ao fim a presidência mais longeva da história da Câmara Municipal

por ascom publicado 31/12/2022 09h10, última modificação 31/12/2022 09h13
Chega ao fim a presidência mais longeva da história da Câmara Municipal

#PraCegoVer Foto do Vereador Presidente Didê

Termina neste sábado (31) a presidência mais duradoura da história da Câmara Municipal de São João de Meriti.

Entre os anos de 2017 e 2022 o cargo mais importante do Poder Legislativo foi ocupado pelo vereador Davi Perini Vermelho, o Didê.

Neste período de seis anos, a Câmara Municipal produziu 476 Leis Ordinárias, Decretos Legislativos, Leis Complementares, Emendas à Lei Orgânica e Resoluções. Além disso, o parlamento emitiu mais de 800 Indicações Legislativas.

Dentre as Leis mais importantes votadas nesta gestão, certamente merece maior destaque a que aprovou a venda de terrenos do município, com destinação obrigatória dos recursos arrecadados para o pagamento de atrasados de aposentados e pensionistas.

Sob o comando do vereador Didê, o Poder Legislativo Municipal se fortaleceu e buscou independência diante dos outros poderes.

"Foi com a representatividade da minha presidência que a cidade conseguiu avanços importantes e equipamentos igualmente fundamentais. Como por exemplo, a Central de Monitoramento. Hoje esse equipamento existe em São João de Meriti, graças a um pedido meu ao Deputado Federal Gelson Azevedo, que destinou o recurso. Posso enumerar outras realizações e conquistas importantes, como a emenda, a meu pedido, do Deputado Federal Rodrigo Maia, que destinou R$ 11,5 milhões para a saúde em 2018. Falando da saúde não posso deixar de destacar o Centro de Diagnóstico de Câncer. Uma iniciativa minha e do Prefeito Dr. João e as emendas, a meu pedido, do Deputado Federal Júlio Lopes para a reforma do hospital do Morrinho e para o Instituto Vida Renovada", explica Didê.

#PraCegoVer: Foto do vereador Didê presidindo Sessão da Câmara Municipal

A presidência do vereador Davi Perini Vermelho, também buscou recursos para outras ações importantes em nosso município como a concretagem de ruas no Morro do Pau Branco e nas ruas do entorno dos Predinhos no Trio de Ouro. O bairro de São Mateus também foi beneficiado com a reforma da Praça São Mateus e com a construção da creche municipal Valder Vermelho.

"Falando em educação, a autorização que o parlamento deu para a construção de uma escola técnica da FAETEC na Praça dos Três Poderes é uma conquista que vai beneficiar muitos jovens. Será uma das maiores unidades do estado", orgulha-se Didê.

Outra realização importante e fruto do trabalho em sintonia do Poder Legislativo com o Poder Executivo foi a construção da ciclovia que liga Éden ao Centro.

"Uma outra ação da qual me orgulho é a melhoria do posto da Vila União. Passamos de 900 atendimentos mensais para mais de 5 mil", comemora Didê.

Embora não seja de competência da presidência, a luta contra o crime organizado e o tráfico de drogas também foi um objetivo perseguido por essa gestão.

"Estamos lutando para levar um DPO para São Mateus com o objetivo diminuir os crimes no bairro", explica o presidente.

Outra marca importante desta gestão foi a reforma e modernização do Palácio Moysés Henrique dos Santos, sede do Poder Legislativo. A obra, em conclusão, já garante melhores condições de trabalho para servidores e também uma melhor estrutura de acesso para a população, que busca atendimento nos gabinetes dos vereadores ou que acompanha as sessões plenárias.

Pode-se destacar nesse grande esforço, a construção do prédio anexo, a nova sala da presidência, a reforma e modernização do plenário Sérgio Costa Barros.

Além disso, foi na gestão do presidente Didê que a Câmara Municipal fez o primeiro concurso público para o provimento de cargos. E falando dos servidores, foi nessa administração que os funcionários ativos e inativos passaram a ser valorizados com salários mais dignos.

A história acontecendo

O término deste período é histórico para a cidade. Desde 1947, ano de emancipação do município, nenhum outro vereador ocupou a presidência por tanto tempo de forma contínua – o recorde anterior era do ex-vereador Antônio Carlos Titinho, que ocupou a presidência por quatro anos entre 2009 e 2012. Além dele, também ocuparam a presidência por quatro anos, mas em períodos alternados os ex-vereadores Etevaldo Araújo (1973/1974 – 1981/1982) e Evonir Ferreira do Espírito Santo (1979/1980 – 1991/1992).

"Gostaria de ser lembrado como um presidente que fez coisas boas por nossa cidade. Realizações que transformaram vidas, trazendo mais dignidade para nossa população. Mesmo fora da presidência, continuarei lutando como vereador e servidor, sempre em prol da população. Também quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao povo de São João de Meriti, ao meus pares de todas as legislaturas que confiaram em meu trabalho, ao Governador Cláudio Castro, que é meu amigo pessoal e que muito ajudou nossa cidade e aos Deputados Federais Rodrigo Maia, Júlio Lopes, Dr. Luizinho e Gelson Azevedo que sempre atenderam meus pedidos por emendas para São João de Meriti. Também não posso deixar de agradecer ao ex-deputado federal e vice-prefeito Candinho, que foi o meu grande mentor na política. Lá do céu, tenho certeza que ele está muito satisfeito com o meu aprendizado", conclui o presidente.

Futuro

O vereador Davi Perini Vermelho foi eleito na última quarta-feira (29) para presidir o Instituto Rio Metrópole.

Com mandato de 2023 até 2026, Didê irá comandar o órgão estadual que possui a função de planejar e executar ações em 22 cidades da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

A grande capacidade de gestão e articulação política de Davi Perini Vermelho se refletiu, mais uma vez, na expressiva votação da última semana - com o apoio quase que unânime dos prefeitos da região metropolitana do estado - ele se destaca e se mostra preparado para mais esse desafio.