Vereadores aprovam projeto de lei que cria programa de prevenção e tratamento da endometriose

por ascom publicado 22/03/2023 12h16, última modificação 22/03/2023 12h16

#PraCegoVer Foto do vereador Marcos Lilico Muller com o projeto de lei após ser aprovado

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na noite desta terça-feira (21), o projeto de lei que cria o programa de prevenção e tratamento da endometriose. A iniciativa também cria o dia e o mês da endometriose em nossa cidade.

De acordo com o autor da iniciativa, vereador Marcos Lilico Muller, a proposta visa dar visibilidade a uma das doenças crônicas típicas do organismo feminino e que segundo dados médicos no Brasil, afeta muitas mulheres em nosso país.

“Acredito que a minha missão como vereador seja buscar formas de melhorar a qualidade de vida da população. Através desse projeto de lei muitas mulheres e até meninas vão poder ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento da endometriose, uma doença tão severa, de uma forma mais humana e menos traumática”, explicou o parlamentar.

A endometriose é uma doença ginecológica definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina, o que resulta numa reação inflamatória crônica. A condição é encontrada principalmente em mulheres em idade reprodutiva, de todos os grupos étnicos e sociais. A doença é responsável por 40% dos casos de infertilidade no país

O presidente da Câmara Municipal Amilton Machado Domingues, o Miltinho, elogiou a iniciativa:

“É mais um exemplo da boa produção legislativa e da sensibilidade de nossos vereadores”, disse o presidente.

A medida segue agora para o prefeito que pode sancionar ou vetar a iniciativa. Em caso de veto, os vereadores voltam a examinar a matéria e podem manter ou derrubar o veto.